joomla 1.6

O traje certo para cada ocasião

Traje: "esporte"
Vale pra almoços e coisinhas de dia, lançamentos, exposições, batizados, festchinhas informais
Trata-se de uma roupa simples e informal, mas com ar de festa. Vale calça jeans, mas com uma blusa mais elaborada e saltos. Também cabem vestidos leves, terninhos, bermudas e camisas. Evite muito brilho - a não ser para contrabalancear um visual básico demais.

Traje: "passeio"

É o antigo tenue de ville. O traje passeio é normalmente indicado para reuniões a luz do dia, e mais informais.
Na prática significa, para os homens, um blazer com calça social, camisas em cores muito claras ou com listras finas e xadrez bem miúdo, gravatas mais divertidas.Para as mulheres: pantalonas, vestidos ou tailleur, sapatos de salto de médio para alto, bolsas médias (nada de sacolas ou mochilas) e um visual mais bem cuidado.

Traje "passeio completo"
É utilizado em ocasiões elegantes e formais, como grandes festas e eventos, é o visual social que deve ser usado em jantares em geral, coquetéis, óperas, jantares dançantes e casamentos.
As mulheres usam esse traje geralmente em casamentos,  pede uma vestimenta bem elegante, como um vestido longo, salto alto, bolsas pequenas, bijuterias finas, maquiagem e penteado caprichados.
Para os homens, o traje passeio completo, significa um belo e elegante terno. Para esse tipo de cerimônia você deve usar um terno bem alinhado, de cor escura, com camisa e gravata.

Traje "black tie"(ou “tenue de soirée”)
· À Rigor (ou Black Tie)
Para os homens não tem erro: é o smoking e, como diz o nome, com gravata borboleta preta. Sem tentações de variar usando faixa e gravata em cetim violeta, azul ou prata… 

· Para mulheres, ao contrário do que se pensa, black tie, não as obriga a sair em busca de um vestido longo. Podem até usar, mas não é obrigatório. Aqui, os modelos são mais trabalhados, usa-se mais brilho, transparências, decotes e fendas mais pronunciados. Pantalonas largas, em tecidos mais nobres são corretíssimas nestas ocasiões.

· Em tempo: se no convite estiver escrito "habillée", leia black tie.

Traje "gala"- Para os homens, casaca (paletó preto com cauda bi partida, gravata borboleta branca e camisa de colarinho alto com as pontas viradas). Para as mulheres vestidos longos, abaixo do tornozelo e nada de conjuntos de saia e blusa, por mais elaborado que seja o tecido.